Voltando de férias

Depois de um longo período, que juntou o fim da semana da arquitetura com a semana de provas do bimestre passado, com o cansaço psicológico, físico e emocional do fim das aulas e todas as férias, aqui está o blog de volta à ativa.

Confesso que pensei duas vezes antes de voltar a escrever. Em grande parte por um pouco de frustração.

Criei o blog da arquitetura por querer que o curso de arquitetura e urbanismo da unitau fosse um curso mais amplo, mais completo e mais “do aluno”. Por querer que o aluno ArqTau fizesse parte de algo fora da faculdade, e também pra saber a opinião desse mesmo aluno sobre vários quesitos que não cabe completamente a uma ou duas pessoas escolherem por um todo.

A parte da frustração é que até hoje tem gente que não sabe que EXISTE o blog, apesar de eu ter passado em todas as salas divulgando, e também estar escrito desde o começo do ano na lousa do ateliê (aquela que quase todo mundo passa na frente todo dia, e não lê o que está escrito), e também eu fazer a maior propaganda boca-a-boca, fora a divulgação do orkut, do twitter, etc etc.

Acho triste as pessoas – e não só eu – estarem tentando mudar alguma coisa na faculdade sem receber um retorno dos alunos. Os próprios alunos pelos quais estamos justamente tentando mudar, pra criar um ambiente melhor pra todos.

Pô, teve gente que nem subiu lá no D.A. pra ver o mural lindo que está pintado lá desde a semana da arquitetura!
Tem gente que reclamava da mulher do xerox antiga. O D.A. foi lá e tirou ela, e aí o povo reclamava que não tinha ninguém no xerox. Mas essas coisas não são fáceis, envolve negociação, envolve o DCE, entrevistas de emprego e burocracia. Inclusive agora tem uma moça nova lá, a Camila. Sejam legais e apresentem-se a ela, e vão lá conhecer, pq ela é super gente boa.
Tem gente que reclama comigo pq o “nome do blog é muito comprido”. É só procurar no google “ArqTau” que o primeiro link que der é o blog, e depois colocar ele no favoritos pra não ter que ficar caçando depois!

Sabe, gente! É meio cansativo. Mas é recompensador, algumas vezes.

Mesmo depois do desabafo eu vou continuar postando, nem que seja só pro pessoal do D.A. comentar haha

Enfim, as novidades são:

Dia 29 e 30 de julho aconteceu o VII Seminário de Iniciação Científica PIBIC-CNPq/UNITAU, o Seminário dos bolsistas da CNPq de Iniciação Científica. Lá foram apresentados os resultados de um ano de pesquisa sobre o assunto pré-determinado pelo próprio aluno e seu orientador. Tivemos dois bolsistas apresentando trabalhos este ano: André Henrique Gobbo Couto, o presidente do D.A. (e meu lindo) com o trabalho “Metodologia para estimativa do ruído de tráfego: Aspectos práticos e de precisão”, e o Tiago Casassanta Dantas Caldas, com o trabalho “Avaliação do impacto gerado pela energia sonora às margens da rodovia presidente Dutra no município de Taubaté”, os dois sendo orientados pelo Prof. Dr. Luiz Antônio Perrone Ferreira de Brito, ou mais conhecido como Brito. Parabéns para os dois alunos!

Outra notícia sobre a Iniciação Científica é que, como agora os alunos que estavam com bolsas de estudos terminaram seus projetos, entraram novos alunos com novos projetos. Os contemplados pela bolsa na Arquitetura este ano foram: Bianca Artêncio Nazari (eu!), Ana Carina dos Santos Barbosa (as duas com o Brito como orientador) e Janaína de Oliveira (com o Prof. Flávio José Nery Conde Malta). Parabéns às alunas pela bolsa!

Então, pq vc que não conhece o projeto da Iniciação Científica, calma. Eu vou fazer um post sobre ele depois, mas enquanto isso vc pode se informar na secretaria ou no site da Unitau ou da CNPq. É muito gratificante, ajuda no currículo e ainda te dá uma bolsa de estudos!

Outras notícias são sobre o EREA. O pessoal que está organizando o EREA 2011 Taubaté está se reunindo toda semana pra discutir assuntos pertinentes, como a localização do EREA (que esperamos que seja na faculdade, mesmo), distribuição de tarefas, oficinas, burocracia e mais um monte de coisas. Caso vcs tenham ideias ou queiram participar da comissão de apoio (que eu nem sei se está aberta ainda), pode falar com o Dylon do 2º ano, que ele aproveitará as suas ideias ou não! e te explicará sobre como está funcionando o negócio e o que eles têm até agora. Eles estão super organizados e até têm aguns planos que eu já sei, mas que não vou falar pq não está confirmado ainda.

Uma notícia boa, que quem voltou pra faculdade já viu, é que a faculdade toda está se reorganizando para se tornar um local mais acessível! Ou seja, agora estamos colocando em prática aquelas coisas sobre acessibilidade que aprendemos! Já estava na hora, mas que bom que estão fazendo. Antes tarde do que nunca! Parabéns pela iniciativa, UNITAU! E parabéns pelas rampas, seu Dito, estão lisinhas e bonitinhas!

Estou pensando em abrir uma seção “Classificados da Arquitetura”, pq já duas pessoas vieram me perguntar se eu não conhecia alguém que queria comprar isso ou aquilo. Apesar de eu realmente ter o blog, não conheço gente assim a torto e a direita haha. Mas são materiais de Arquitetura, laptops de segunda mão, etc. Mas acho válido, e acho muito justo. Então quem quiser divulgar alguma coisa pra vender, ou comprar, pode me mandar um e-mail bnazari@hotmail.com com o assunto “CLASSIFICADOS ARQTAU”, que eu divulgo por aqui. Detalhe: tem que ser aluno da Arquitetura UNITAU. Der.

Outra coisa que vieram me pedir é pra continuar com as oficinas de desenho durante a semana.  Tipo, marca uma semana e faz a oficina, meio aleatório assim. Alguém mais tá afim de participar? Quer dizer, dando oficinas (tanto me ajudando com a minha – aquela que eu fiz na Semana da Arquitetura – quanto dando outras oficinas também) ou participando delas?

Também queria saber a opinião de vcs sobre o que mais querem ver por aqui. Pode ser?

Bom, por agora é só. Até a próxima!

12 Comentários

Arquivado em Arquitetura, Divulgação, Eventos

12 Respostas para “Voltando de férias

  1. Maria Clara

    Biii!
    Otimo post para a volta as aulas!
    Disse tudo e mais um pouco.

    Espero que um dia a galera aprenda a participar mais das coisas que acontecem na faculdade, fiquem mais por la e aprendam a aproveitar o espaço que é nosso!!

    Beijos

  2. Andre Gobbo

    Linda completei a iniciação e ja tenho o certificado uhulll……
    parabens por voltar a escrever no blog!

    queria manda td mundo q nunca entro no blog toma no cu, e perde o cabaço logo.

    e é so isso…… q a facul melhore cada vez mais

  3. Matheus Csuka

    aaaee, ta mandando mtoo no blog, sempre tem coisa pra leer hahahah

  4. batata

    Ow meu nem desanima ,tipo sempre tem um que ainda num entro no blog , (meu pai por exemplo nunca entrou num blog na vida dele ,tenho certeza porqque nem no paint ele sabe mecher) ,mais pra esse ae q nao sabia nem q existia ,ficou sabendo e se nao entrar eu digo o mesmo q o andre tem q toma no cu memo ,num é motivo pra desanimar ,voce sempre deixa o pessoal a par das coisas e pa ,eu curto e acho q vc tem mesmo que continua ,é noixxx. kasoaksoaks

  5. batata

    pq tem uma cara feliz no topo da pagina ?

  6. biancanazari

    Puxa vida! Surtiu efeito hahahaha

    BATATINHA! EU TBEM NÃO SEI! Já tinha reparado isso há muito tempo! E não fui eu que coloquei ela lá, e não faço a menor ideia do que ela está fazendo lá. Mas imaginei, bom, melhor feliz que triste, né? :D

    Obrigada a todos os comentaristas! haha

  7. Juliann (Juca)

    Perdi o cabaço… kakaka… muito legal bianca.. eu acabo nem entrando muito que n tenho paciencia mesmo com orkut, sites, etc… mais msn mesmo quando me conecto… mas esta muito legal o blog, bem completo… ta de parabens..

  8. MuGriis

    Axo q o desabafo vale por todo o D.A bi… mando bem no post !!

    mas até q as coisas aconteçam precisamos insistir mto nesse ponto .. pq a galera da facul tah pouco se fudeno .. e soh sabe reclama !!!

    tanto o D.A como a Comorg (EREA) está sofrendo com isso… mas nao pode desisti nao !!
    soh batendo mto na cabeça dos virgens pra acontece algo naquele lugar !!!

    eh isso..

  9. Jéssica Peloggia

    Biiii…. acho que a galera merece mesmo o xingo!!! Eu mesma mereço…. mas vc sabe como sou com essas coisas de computador rsrsrs…. mas mesmo assim até que tenho lido aqui… e já que li tenho quero ajudar comentando….
    Primeiramente…. é triste lutar por algo naquela faculdade…. os alunos não são um grupo…. não participam…. não sabem nem ficar meia hora depois da aula conversando entre eles pra saber se um amigo esta bem… ou nem sabem dar um simples oi para seus colegas, a não ser para seu próprio grupinho que senta ao seu lado…. as pessoas nem se falam no banheiro… é super ruim…. vc entra e elas te olham dos pés a cabeça…. mas um oi não sai daquelas bocas… Mas isso é berço né??? Que q eu vou fazer???
    Agora um segundo ponto é…. apoio demais que a oficina de desenho continue…. não sei o suficiente para te ajudar…. mas estarei lá como aluna rsrsrsrs…
    E se eu puder deixar a minha mensagem aqui para os alunos da arquitetura, então ai vai:
    Cresçam….pois vcs já estão na faculdade…. Interajam…. pois vocês serão arquitetos…. Realizem…. pois é disso que o mercado de trabalho precisa!!!

    Um grande abraço a todos!!!
    Obrigada Bi por manter esse nosso blog!!! Você está de parabéns….
    Beijos a todos!!!

  10. Gustavo

    SAI DO COLÉÉÉGIOO MULEKADA !!!!!

    mandou bem bi..

  11. Alexandre

    HAHAHA, já elogiei a Bianca pelo Blog dela, e por esse blog da facul! E eu nunca me decepciono com os posts.
    Eu, fui um dos poucos que foi no Churrasco dos Calouros, NEM PRO CHURRAS, QUE É O CHURRAS a galera vai, imagina no resto!

    Acho normal uma galera não participar, isso sempre vai ter, mas a MAIORIA não participa, aí complica pros caras que querem fazer alguma coisa lá!

    mas é isso, e na proxima é nois! hahaha

  12. Leticia Marino

    Olá, sou do 4º ano e sempre entro no blog pra estar por dentro do que está acontecendo, mas nunca comentei. Parabéns à vocês por não desanimarem! O que vale é a iniciativa de vocês de tentarem mudar/melhorar alguma coisa na faculdade. É claro que as pessoas sempre vão reclamar, sempre vão achar que poderiam ter feito melhor, ou lutar por outros objetivos, mas muitos desses que reclamam são aqueles que, como você disse, nem sabem que existe o blog e nem param pra pensar na intenção que vocês tem de fazer o que fazem. Mesmo que não agrade à todos, o importante é que vocês fazem alguma coisa pra mudar e isso já é MUITO válido!

Deixe um comentário

