D.A.

O que é o D.A.?

O D.A., sigla para Diretório Acadêmico, é uma instituição dentro do campus composta por alunos do curso, com o intuito de ser a voz dos alunos na direção, coordenação e reitoria da universidade. Cada curso tem o seu D.A. Mas o que, especificamente, faz o D.A.? Pra quê ele serve? Quando você pode contar com o D.A.?

O D.A. é a voz ativa dos alunos perante a instituição. Ele cuida de assuntos tais como reclamações dos alunos, problemas dos alunos com professores. Ele é também responsável por organizar confraternizações e eventos (tais como a Semana da Arquitetura, no nosso caso, ou eventos esportivos). Para se comunicar melhor com os alunos, o D.A. realiza reuniões abertas, e é responsável por organizar oficinas. Enfim, tudo aquilo que remete ao aluno e ao bem-estar dele na universidade é responsabilidade do Diretório Acadêmico.

Você, universitário, pode contar com o D.A. em qualquer ocasião que precisar. Consulte-nos! Caso não possamos nos envolver, indicaremos a melhor alternativa ou encaminharemos o seu caso para um órgão superior (no caso, o DCE ou a reitoria).

Pelo novo código dos D.A.’s da UNITAU, cada gestão do D.A. dura dois anos. Terminando esse período, acontece uma eleição para os alunos decidirem quem vai administrar o D.A. por mais dois anos.

Qualquer aluno pode montar uma chapa para concorrer às eleições. As chapas precisam ter um número mínimo de integrantes e precisam estar dispostos a administrar o D.A. por dois anos, o que não é tarefa fácil. Mas é muito gratificante!

A gestão atual do D.A. XIV de fevereiro (o nome do atual D.A. da Arquitetura Unitau) consiste em cinco integrantes fixos e alguns outros alunos que são apoios (pessoas que participam informalmente do D.A., e que ajudam no bom funcionamento das coisas que o D.A. necessita e propõe). A seguir, a apresentação dos integrantes do Diretório Acadêmico da Arquitetura UNITAU – Gestão 2010/2011:

PRESIDENTE: André Henrique Gobbo Couto

O André (Dé) é palmeirense roxo! É super responsável e pontual, adora esportes, e namora a Bianca (VIU!). Tem uma dança peculiar, sempre traz o seu lanchinho pra comer antes da academia! Dirige uma possante moto, e foi ele quem teve a idéia de montar o D.A. para unir a galera! No D.A., ele faz e assina os ofícios, e é responsável pelo D.A. e pelas reuniões e por todos os assuntos do mesmo. Twitter: @andre_gobbo

VICE-PRESIDENTE: Gustavo Moura do Nascimento

O Gustavo (Gustin, ou Tchutchu, ou ainda só Tchu para os ínitimos, ou Augusto, ou Moura, ou Mourinha, ou Mou) é skatista e tem um piercing na boca. É o que mais ama a faculdade, pois está aqui todos os dias e todos os horários. Tem uma bicicleta que chama “Broto”. Desenha super bem, aliás, é de autoria dele o brasão com os burrinhos! No D.A., atende às reuniões do Departamento e do DCE com o presidente, e quando o presidente não pode comparecer ou assinar algum documento, ele é quem vai e quem assina. Twitter: @_gumoura

DIRETOR DE ESPORTES: Murilo Sgorlon Ribeiro

O Murilo (Mugrilo, ou Napa) é o galãzinho das calouras! Não pode ver um microfone, tem um dedo opositor no pé e infelizmente é corinthiano (percebe-se). Mora em São José, mas tá sempre por aqui. Ponta firme! No D.A., cuida dos eventos esportivos e ajuda em tudo. Twitter: @MSgorlon

DIRETORA DA ORGANIZAÇÃO: Maria Clara Azevedo

A Maria Clara (ou Má, ou Zevedo) é uma das pessoas mais organizadas que você vai conhecer. Gente boa, e pode contar com ela pra tudo que precisar. Sincera até demais! Só cuidado quando o pescoço dela balançar pros lados! No D.A., cuida das pautas das reuniões, das organizações de eventos e de todo o resto.  Twitter: @MaClara_Azevedo


DIRETORA DE COMUNICAÇÃO: Bianca Artêncio Nazari

A Bianca (Bi, Bia) é a garota da tecnologia. Namora o André e tem um blog (aliás, acessem! http://www.minhassardinhas.blogspot.com) e adora contar causos. É uma falsa ruiva, e tem sardas. Tá sempre desenhando alguém, e dorme no fim das festas. No D.A., ela é responsável pelo blog da arquitetura (o www.arqtau.wordpress.com, esse no qual vc se encontra agora!), pelo twitter @ArqTau e outras cositas más! Twitter: @biancanazari

APOIOS:

 

Débora

A Débs (Dedéca Bisteca, Debby, Dé, Drébs kkkk) é a paty da faculdade. Mas num bom sentido! Super fashion, está sempre na moda e  antenada para as tendências. Costumamos dizer que ela está sempre alheia, no mundo maravilhoso de Débora! Toda delicadinha, é namorada do Gustinho (Tchu, para ela) e possui uma risadinha característica: he-he-he!  O twitter dela é @MinhasBochechas.

Vitelo

O Vit (Vitelo Slater!), apelido pra Vitor, parece estar sempre na praia. Frio? Nááá! Regatão surfista, sempre! Nunca se sabe o veículo que ele está: já teve um puma que demorou 3 anos pra ficar pronto, o Eco da mãe dele, o golzinho quadrado, a moto de motocross, a moto nova…um mistério! Muito brincalhão e imita o Luquinha com perfeição! Trocou o mar pela tecnologia, então também não possui twitter.

Luquinha

O Lucas (Luquinha, Luketesk) é namorado da Giovanna, também aluna da ArqTau! Entrou na faculdade todo tímido e acanhado…hoje em dia ficou chic, e abriu um site de venda de roupas (acessa aí! http://www.weimportshop.com) e comprou até um carro…mas ainda conserva um jeito esquisito de falar haha! Ajuda no D.A. de todas as formas, ainda mais se envolver ir buscar e pegar coisas nos lugares, e principalmente negociações!

Max

O Max (João Paulo é só pra família) tem esse apelido pois é a cara do filho do Pateta! Ele é pau pra toda obra, e com prazer ainda! É campeão mineiro de natação. E de minas também traz o queijo e a pinga pra vender!

_________________________________________________________________________

Antes de apresentar os programas fixos e o funcionamento geral do D.A. a vocês, calouros, pedimos encarecidamente que se interessem pela faculdade que estão fazendo. Não só pelo curso, mas também pelo ambiente da universidade. Opine, procure melhorar, participe das reuniões e de tudo que envolva a Arquitetura Unitau, e mais! Isso vai ajudar a melhorar seu senso crítico, sua noção de administração e principalmente, o conhecimento dos seus direitos como universitário. Porque, como universitário, você tem direitos que às vezes nem sabe quais são. E, melhor de tudo, vai ajudar na sua integração com os outros cursos e com os outros alunos. Quem participa mais tem mais amigos!

Sobre o funcionamento do D.A., um dos programas fixos que oferecemos são as reuniões de quarta-feira. Toda quarta-feira, às 16h30, acontece a reunião aberta do D.A., que é uma reunião do D.A., mas é aberta a quem quiser participar. Assim você fica sabendo o que está acontecendo no D.A. enquanto você não está vendo. Não quer dizer que, porque não tá tendo festa ou alguma coisa grande, que o D.A. está parado. Existem propostas, ofícios, enfim, coisas que o pessoal está agilizando, que talvez possa passar despercebido por quem não está acompanhando de perto. Para isso servem as reuniões abertas, e também para ouvir os alunos! Pedimos opiniões, sugestões, reclamações, elogios, tudo que o aluno possa estar sentindo a respeito da sua faculdade.

Para quem perde as reuniões, ou quer ficar mais antenado no que rola na faculdade, pode acessar este blog. Aqui tem todas as informações importantes, avisos, classificados, festas, é um jornal interativo, mais um canal aberto entra o aluno e o D.A. Acessem sempre!  Se achar muito complicado de guardar, é só digitar “arqtau” no Google, que o primeiro link é o blog. Colocar nos “favoritos” não é mau, viu? Também temos twitter, é o @ArqTau. Adiciona aí!

O D.A. tem sua própria carteirinha. Ela não serve pra você entrar no cinema pagando meia entrada, nem oferece desconto algum em outras instituições. Ela existe como confirmação de que você é um sócio do D.A., e contribui mensalmente com a mini-mensalidade (R$5,00). Quem contribui com a mini-mensalidade tem alguns privilégios na faculdade, tais como participar de algumas festas por um preço mais acessível, jogar os jogos que existem na faculdade, etc. Para conseguir a carteirinha, você precisa do R.A. (Registro do Aluno, número que você vai usar sempre, e é fornecido na secretaria ou na carteirinha da biblioteca), uma foto 3×4 e assinar um contrato que diz que você está ciente de que tem que contribuir todo mês!

Há também, ocasionalmente, uma pizzada na hora do almoço na faculdade. A pizzada é feita pela COMORG, para angariar fundos para o EREA Taubaté, mas resolvi citá-la aqui por ser um programa fixo. Custa R$5,00 por pessoa, e é uma ótima forma de interação entre os alunos, além de que, a pizza dos meninos é ótima! Cincão e você come quanto quiser!

Todo ano a faculdade e o D.A. organizam uma Semana da Arquitetura, que é basicamente uma semana de palestras, oficinas e eventos que acontece no próprio campus, e que conta com a participação de arquitetos, artistas plásticos e convidados especiais para ministrar as oficinas e palestras. Claro que não podiam faltar as confraternizações e saraus no fim de cada dia!
Toda Semana da Arquitetura tem um tema fixo, e gira em torno deste tema. É a oportunidade para os alunos se conectarem com assuntos extra-curriculares, e que não deixam de ser importantes para o futuro do arquiteto.
Este ano, o D.A. vai pedir a participação de alunos para formar uma comissão da Semana da Arquitetura. Quanto mais gente ajudando, melhor tende a ser o evento!

Fora as festas que todo ano acontecem, como a Semana do Calouro, o Churrasco dos Calouros, a Semana da Arquitetura, o ArquiTequila, a Festa Junina da Arquitetura, o Churrasco do Game Over I e II, e muitos outros.

Você, uniersitário, tem um longo período pela frente. Um longo período que passa rápido demais. Então aprenda a participar e deixar marcado na memória esse momento tão gostoso que é a universidade, e que não volta nunca mais!

Participe de sua faculdade, ajude a melhorá-la! Faça parte do D.A.! Estão todos convidados!

Anúncios

11 Respostas para “D.A.

  1. Maria Clara

    Aeee Bi mandou bem mais uma vez!!!

    Tudo bem explicadinho! Acho que agora todo mundo sabe quem somos nos do d.a, o que fazemos e o que esperamos desse novo ano na faculdade!!

    Todos serao muito bem vindos nas reunioes do d.a! A opinião de vcs é importante!!!!

  2. MuGriLO

    Maaaaaaaaaano depois dessa não preciso explicar mais pra nigm que pergunta ! kkkk
    soh mandar entrar no blog !! mandou bem bii !!
    apesar de colocar essa foto fitiiiiinha minha aeee sem caretass !! kkkkkkk

    Tá ae galera .. tudo explicadinho nos miinimos detalhes…
    tenham interesse em participar de seu Diretório Academico … ele vale e muito para a melhoria da universidade… queiram ser integrantes, apoios, ou simplesmente contribuintes do D.A.. como a bianca disse é muito gratificante para toodos !!! =]

  3. Lol

    Parabens!
    Muito bem explicado, isso eh bom pra todo mundo..rs

    A galera ta empolgada pra comecar as aulas, e acho que muitos vao querer participar de tudo…haha

    (;

  4. gu

    cara e essa aula q não começa!?..
    n aguento mais! quero volta mano..
    curti de mais o texto.. eu n teria essa expressão..

    é nois D.A. vindo com tudo esse ano

  5. Pedro Azmen

    bianca vc arrazou gata! mas pelo amor de jeová essa foto ta uó kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tenho outras mais atraentes e exóticas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Pedro Azmen

    bianca gata vc arrazou honey, mas essa foto minha ta uó gata kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tenho outras atraenets e exoticas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Andre Gobbo

    Demorowwww
    D.A 2011 O retornooooooooooooo é NÓISSSSSS !!!!!!!!!
    -Gustavo não fala isso velho (FÉRIAS SÃO FÉRIAS )
    e ARQ celebration postura Rapaz !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    abraçoooo

  8. Maura Bacci

    Bianca, parabéns!….Estou indo para a minha segunda graduação e não tinhamos essa interação toda, que é necessária e muito bacana!…..Já estou à disposição!…rs…Até 14!
    Beijos para vocês!

  9. Vitor

    kkkkkkkkkkkkk supimpa ein leska…
    mando bem…
    aiai, infelizmente chega d ubatuba p mim.. agora responsabilidades d novo..
    “é nois leske pq mamae falou q tem q ser rico por fora e nao por dentro”
    mais nova frase d luketeske kkk

  10. r á á á i

    o nariz do murilo fica maior ainda na foto

  11. Oi eu sou o batatinha e so mt gay, não sei falar direito !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s